sexta-feira, 22 de agosto de 2008

RUÍDO

RUÍDO CANINO

NA SOCIEDADE HEDONISTA EM QUE VIVEMOS, OS ANIMAIS DOMÉSTICOS GANHARAM ESTATUTO DE PRIVILÉGIO IMPENSÁVEL AINDA HÁ POUCOS ANOS. ESTE FENÓMENO TEM LEVADO A QUE SEJAM ATACADAS PESSOAS QUE, DE REPENTE, PAGAM COM FERIMENTOS GRAVES E ATÉ COM A PRÓPRIA VIDA, COMO TEM ACONTECIDO UM POUCO POR TODOS OS PAÍSES OCIDENTAIS BEM COMO EM PORTUGAL, COMO SE TEM VISTO NOS CASOS TRÁGICOS QUE FIZERAM PERDER A SAÚDE E ATÉ A VIDA A VÁRIAS PESSOAS.
EM PORTUGAL, O MINISTRO DA AGRICULTURA AMEAÇOU LEGISLAR SOBRE O ASSUNTO, MAS LOGO DESISTIU DEPOIS DE TER FALADO COM OS PRODUTORES DOS CÃES ASSASSINOS, OS QUAIS NA VERSÃO DELES SÃO SEMPRE MEIGOS E PROTECTORES, COMO SE NÃO SOUBESSEMOS QUE CRIANÇAS QUE CONVIVEM DURANTE ANOS COM ELES, TÊM ACABADO MORTAS PELOS SEUS FIEIS AMIGOS.
ALIÁS, ATÉ UMA PROPRIETÁRIA FRANCESA DE UM DESSES ANIMAIS, QUE TERÁ TIDO A INFELICIDADE DE DESMAIAR, FICOU PURA E SIMPLESMENTE SEM CARA, BENEFICIANDO MAIS TARDE DE UM TRANSPLANTE PARA POSSUIR UMA FISIONOMIA QUE NÃO LHE PERTENCE.
ESTE LAMENTÁVEL FENÓMENO LEVA MUITOS A TER MAIS CUIDADO COM OS CÃES E COM OS GATOS DO QUE COM OS FAMILIARES DOENTES; NOMEADAMENTE OS IDOSOS. HÁ FILHOS E NETOS QUE, CUIDADOSAMENTE TRANSPORTAM OS ANIMAIS AO COLO PARA O VETERINÁRIO, MAS QUE NEM SEQUER VISITAM OS PAIS E OS AVÓS QUE SE ENCONTRAM NA SOLIDÃO DOS LARES DA TERCEIRA IDADE.
EM QUALQUER CIDADE DO PAÍS É FREQUENTE VEREM-SE ANIMAIS FECHADOS NAS VARANDAS, ENQUANTO OS PROPRIETÁRIOS SE DESLOCAM PARA OS EMPREGOS. FICAM NAS VARANDAS A LATIR DURANTE UM DIA INTEIRO, NOMEADAMENTE QUANDO OUTRO ANIMAL PASSA NA RUA OU POR QUALQUER OUTRO INSTINTO ANIMAL.
HÁ MESES, CERCA DE 01,30 HORAS VIMO-NOS FORÇADOS A PEDIR OS BONS OFÍCIOS DA PSP, POIS, NUMA VARANDA POR BAIXO DE UM APARTAMENTO, UM CÃO DE GRANDE PORTE LADRAVA RUIDOSAMENTE SEM QUE OS PROPRIETÁRIOS TIVESSEM O MÍNIMO CIVISMO E RESPEITO PERANTE OS VIZINHOS.
É TÃO FÁCIL VER ESTAS SITUAÇÕES EM LISBOA COMO EM VISEU, AVEIRO, COIMBRA OU QUALQUER OUTRA LOCALIDADE.
HÁ INDIVIDUOS QUE, SEM QUALQUER CONSIDERAÇÃO PELOS OUTROS, TÊM EM CASA CÃES QUASE COM TAMANHO DE UM JUMENTO, CUJO RUÍDO É IMPEDITIVO DE, NAS PROXIMIDADES, ALGUÉM PODER DORMIR, LER, ESCREVER OU CONCENTRAR-SE EM QUALQUER TAREFA.
É EVIDENTE QUE, AS EDILIDADES, QUE NEM SEQUER VÊEM OS BURACOS QUE SE ENCONTRAM NAS RUAS, MUITO MENOS ESTARÃO PREOCUPADAS COM ESTE LAMENTÁVEL FENÓMENO. OS EDIS,CERTAMENTE, NOTARIAM ESTES CASOS,SE, EVENTUALMENTE, OCORRESSEM JUNTO DAS SUAS CASAS.
A CÂMARA MUNICIPAL DE ALMADA AFIRMA MESMO QUE NÃO SANCIONA OS PREVARICADORES QUE CONSPURCAM AS RUAS COM OS DEJECTOS CANINOS. POR ISSO, HÁ RUAS EM ALMADA QUE CHEIRAM MAL, POIS O MUNICIPIO TAMBÉM NÃO AS LAVA.

HÁ POUCOS ANOS, NO NORTE DO PAÍS, UM MAGISTRADO TINHA UMA VIZINHA COM UNS QUANTOS CÃES QUE, DURANTE A NOITE NÃO O DEIXAVAM DORMIR. RESOLVEU MANDAR A POLICIA CAPTURAR OS ANIMAIS PERANTE O PROTESTO DA DONA QUE, GOSTANDO TANTO DOS ANIMAIS, POUCO OU NADA SE PREOCUPAVA COM O DESCANSO DO VIZINHO.
CLARO QUE TUDO ISTO É POSSÍVEL NUM PAÍS ONDE, V.G. ,O PADRE FONTES, DE VILAR DE PERDIZES, PRETENDE CALAR OS SINOS DO RELÓGIO DA IGREJA DURANTE A NOITE, E OS PAROQUIANOS PROTESTAM, SEM ENTENDEREM QUE OS TURISTAS E OS VISITANTES ESTÃO HABITUADOS AO SILÊNCIO, E NÃO AO TOQUE INÚTIL DOS SINOS DAS IGREJAS.
NESTA CONFORMIDADE, E DADO QUE MESMO QUE OS REGULAMENTOS DOS CONDOMÍNIOS PROIBAM ANIMAIS NOS APARTAMENTOS, OS CONDÓMINOS NÃO OS CUMPREM, IMPÕE-SE QUE O GOVERNO LEGISLE TAMBÉM SOBRE ESTA MATÉRIA. INFELIZMENTE CRIÁMOS UM PAÍS ONDE É PRECISO LEGISLAR SOBRE TUDO. ONDE NÃO HÁ CIVISMO SOBRAM LEIS PARA O SUPRIR.

TELMO VIEIRA

Sem comentários: